A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) foi criada em 1990, após três Congressos consecutivos de servidores públicos federais, com a participação de delegados sindicais de todo o Brasil e diversas entidades.

Realizado em Brasília, entre os dias 28 e 31 de agosto, o 3º Congresso dos servidores federais foi o ponto de partida para a consolidação da entidade que passaria a fazer história na defesa dos direitos da maioria da categoria e ainda hoje busca de maneira incansável melhores condições de trabalho para o servidor público e um serviço público de qualidade para o País.

Sindicatos gerais são a base de sustentação da Condsef/Fenadsef

SINDICATOS GERAIS


Tendo nos sindicatos gerais sua base de sustentação, a Condsef é construída num modelo organizativo de participação coletiva onde a crença na unidade e mobilização são fundamentais para dar força ao projeto de defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros. Apostamos com muito êxito na livre organização sindical e na construção coletiva em torno de pautas comuns e também das específicas. Representamos cerca de 80% dos servidores do Executivo Federal e empregados públicos em uma estrutura com treze Departamentos e cinco Empresas Públicas.

1.185 delegados, 331 suplentes e 27 observadores votaram pela criação da então chamada Confederação Democrática dos Trabalhadores no Serviço Público Federal. A alteração para a atual nomenclatura aconteceu durante uma Plenária Estatutária, realizada em junho de 1996 na cidade do Rio de Janeiro. A partir dali a Condsef passou a ser conhecida e reconhecida como Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

FENADSEF


No dia 6 de setembro de 2016 deu-se mais um passo importante nessa história de organização e unidade. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o registro sindical da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef). A notícia é importante para servidores ativos, aposentados e pensionistas da União, das empresas públicas, vinculados sejam pelo RJU, CLT ou qualquer outro vínculo jurídico que venha a ser criado no âmbito da administração pública. A Fenadsef nasceu com a unidade de importantes sindicatos gerais, filiados à Condsef, que têm história na representação dos servidores, entre eles, Sindsep-DF, Sindsep-MG, Sindsep-PE, Sintsep-GO, Sindsep-MT, Sinsep-PI e Sindsep-MA, e amplia esta base de filiados.

A carta sindical é um importante instrumento para os trabalhadores do setor público. Vale lembrar que os servidores ainda não possuem regulamentado o direito à negociação coletiva, demanda que continua na ordem do dia da categoria. Mais do que nunca, o poder de unidade aliado à representatividade de base e legitimidade jurídica dão força à luta já histórica dos servidores em todo o Brasil. Não só em processos de negociação de interesses específicos, mas em assuntos que dizem respeito ao conjunto da categoria.

Filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Diap, Dieese e integrante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe), a Condsef/Fenadsef começou movida pelo ideal de um grupo de pessoas e hoje, representa mais de 800 mil servidores públicos em todo o Brasil sendo reconhecida como entidade representativa de cerca de 80% do total de servidores do Executivo, a maior da América Latina no seu segmento.